O que é nutrição enteral?

Você sabia que a nutrição enteral pode ser utilizada em casa?

 

Olá Pessoal!

O assunto de hoje gera muitas dúvidas, afinal quando nos deparamos com um familiar ou amigo precisando de cuidados especiais nem sempre sabemos o que fazer e a quem recorrer.

Pois bem, estamos aqui para ajudar você!

Quem possui alguém em casa com dificuldade ou com impossibilidade de se alimentar, conhece bem a importância da nutrição enteral. A ingestão adequada de nutrientes é essencial para recuperar e fortalecer quem está debilitado, pois nem sempre é possível consumir todos os nutrientes necessários por meio de alimentação normal.

Segundo o Ministério da Saúde, nutrição enteral é definida como todo e qualquer “alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas.”

Para estas condições,  temos a nutrição enteral, ou seja, a ingestão controlada de nutrientes em fórmulas líquidas que podem ser administradas via oral ou por meio de uma sonda posicionada no estômago ou intestino.

No ambiente hospitalar, a dieta é administrada pela equipe de enfermagem, mas no domicílio muitos cuidadores ficam em dúvida de como suprir as necessidades nutricionais do paciente de forma adequada.

Atualmente temos a nutrição enteral como um recurso indicado para as mais diversas terapias, de forma preventiva ou corretiva. Exemplo: desnutrição, diabetes, câncer entre outras.

Por vezes o paciente ou seus responsáveis, saem do hospital apenas com a prescrição das fórmulas a serem adquiridas. Desse modo necessitam de orientações e acompanhamento para alcançar os resultados que esse tratamento pode proporcionar.

A dieta usada na nutrição enteral pode ser industrializada ou não. As fórmulas de nutrição enteral que não são industrializadas são chamadas de artesanais, pois são aquelas preparadas pelo próprio paciente ou cuidador por meio da liquidificação de alimentos in natura. Porém, muitos são os problemas relacionados a esse preparo, tais como contaminação microbiológica, insuficiência de nutrientes, incerteza sobre adequada absorção. As fórmulas de nutrição enteral industrializadas, prontas para uso, levam vantagem na medida em que apresentam estabilidade, nutrientes em equilíbrio e quantidades adequadas, permitindo ao paciente recuperação e manutenção nutricional com qualidade e segurança.

O uso da dieta enteral em casa, requer atenção, principalmente quando se opta por nutrição enteral artesanal e, por isso, o paciente ou cuidador pode acabar usando-a de forma inadequada, agravando o quadro clínico e nutricional. É importante lembrar que quando a nutrição enteral está de acordo com as necessidades do paciente e atende aos critérios de segurança alimentar tende a ocorrer redução no risco de complicações, internações e mortalidade.

A Loja de Home Care possui uma equipe de profissionais, nutricionistas e enfermeiros para esclarecer dúvidas e também orientar quanto ao uso da dieta conforme prescrição do seu médico ou nutricionista. Aqui na Loja de Home Care você adquire a dieta e também conta com o apoio e orientação de nossos profissionais. Não deixe de utilizar a dieta enteral em caso de dúvidas, pois o uso adequado fará toda a diferença no tratamento e recuperação do paciente.

 

Gostaram?

Esclarecemos suas dúvidas? Fale conosco!

Curtam nossas páginas Facebook – Instagram.